Âmbito da Intervenção
A presente intervenção surgiu no âmbito do Programa de Valorização das Áreas Empresariais (PVAE), prevendo o projeto, para além da execução da plena via, a execução de quatro interseções giratórias, o restabelecimento de acessos e a execução de caminhos paralelos.
No que respeita ao traçado da plena via, este apresenta alinhamentos retos concordados por alinhamentos curvos com raios compreendidos entre 100 m e 15.000 m. Em perfil longitudinal apresenta traineis com inclinações compreendidas entre 0.57% e 7.00%, concordados por curvas verticais, côncavas e convexas, com raios compreendidos entre 300 m e 32.500 m. Transversalmente, a plataforma da estrada, na sua generalidade tem 10,00 m de largura, faixa de rodagem com 7,00 m de bermas com 1.50 m. Adicionalmente, existem troços com via de lentos com 3.25 m de largura. Na parte final, está prevista a requalificação da atual EN303, sendo nesse troço, executados passeios com 1.50 m de largura e baías de estacionamentos.
Relativamente às interseções giratórias, a rotunda 1, rotunda 2 e rotunda 3, apresentam uma ilha central com 19.0 m de raio e faixa de rodagem com 5.90 m. A rotunda 4 tem uma ilha central com raio de 10.00 m e faixa de rodagem de 7.50 m de largura.
É de referir que para além dos normais trabalhos inerentes a este tipo de obra, a empreitada prevê a execução das seguintes Obras de Arte:
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Ponte sobre o ribeiro das Corredoras;
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Pontão sobre a ribeira de Sapardos;
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Pontão sobre a ribeira de Borzendes;
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Quatro obras de arte correntes;
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Passagem Superior de Peões.
Benefícios
Os benefícios alcançados com a concretização deste Projeto são os seguintes:
- Reforço da segurança rodoviária;
- Melhoria da fluidez do tráfego / redução do congestionamento;
- Melhoria das condições de acessibilidade, nomeadamente às áreas industriais;
- Reforço da coesão económica e social no território nacional.